Actualmente, os autores de blogs de opinião conjugam as suas mensagens publicadas com posts nas redes sociais. Além de chegar a um número maior de leitores, os interessados podem até comentar e dar as suas opiniões. Deste modo, apostei numa página de facebook para partilhar os conteúdos que vou escrevendo no meu blog. Pareceu-me interessante dar a conhecer algumas informações e pensamentos a um público que nem sempre partilha da mesma opinião. O debate de ideias é algo que me seduz. Parti, então, para um género de um debate para testar as funcionalidades da minha página, obter novos comentários e poder, ao mesmo tempo, analisar as reacções deste meu público no blog, perante o número de visualizações que fui recebendo com este pequeno teste.
Assim sendo, nos passados dias 21 e 22 de Novembro, coloquei uma série de questões na página de facebook do blog I Am Your Leader.
- Questão 1: Merkel vai estabelecer ordenado mínimo na Alemanha. Fala-se num montante, ainda não oficial, de 8.50€ à hora. O que pensa sobre isto?
- Questão 2: O Google Maps é um serviço de pesquisa que permite o acesso a imagens de satélite de todo o planeta via web. Como utilizador, quais são os pontos positivos e/ou negativos deste serviço?
- Questão 3: O governo português quer proibir o consumo de tabaco em todos os estabelecimentos públicos. Qual é a sua opinião sobre esta medida?
- Questão 4: O Natal está a chegar, mas a crise mantém-se. Na sua opinião, como podem os portugueses contornar as dificuldades económicas na época natalícia?
- Questão 5: A igualdade de tratamento no local de trabalho é um direito de todos os trabalhadores. Embora situações de discriminação (quanto à idade, sexo, orientação sexual, estado civil, raça, religião, convicção ideológica, ...) aconteçam diariamente, a maior parte não chega a ser denunciada. Directa ou indirectamente, as práticas discriminatórias são puníveis por lei. Na sua opinião, considera Portugal como um país que zela pela igualdade de tratamento?
- Questão 6: No desporto profissional, a decisão final de uma situação polémica em campo cabe sempre ao árbitro principal e seus assistentes. Porém, muitos são os casos em que a posição da arbitragem não permite visualizar o lance em pormenor. Considera que as imagens televisivas deveriam ser utilizadas para anular decisões erróneas?
As perguntas, conforme podem confirmar, tiveram como base questões da actualidade.
A reter desta experiência: O resultado foi positivo. Embora não tenha tido muita afluência de comentários, as questões acima mencionadas obtiveram um nível elevadíssimo de visualizações. O facto das visualizações não se terem convertido em "vontade de opinar" já consiste num outro patamar que devo analisar e saber dominar melhor para a próxima iniciativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário