Não é brincadeira, o Dia Mundial da Casa de Banho existe mesmo. Foi votado unanimemente pela Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra-se a 19 de Novembro.
Segundo a UNICEF, a data visa alertar mundialmente não só para um uso seguro e higiénico das casas de banho, como também para relembrar que em pleno século XXI ainda existem largos números de pessoas que não possuem instalações sanitárias em casa e têm de defecar a céu aberto.
Feitas as contas, a organização afirma que 36% da população mundial não possui uma casa de banho, o que põe em risco a saúde e dignidade do próprio ser humano. Em alguns cantos do mundo, o progresso ainda não foi o suficiente para garantir este direito básico às populações, o que é uma grande vergonha.
Outro dado bastante preocupante consiste nas 1600 mortes infantis que ocorrem diariamente devido a diarreias provocadas pela falta de condições sanitárias - o que seria fácil de contrariar, conforme afirma a UNICEF, se existisse um maior controlo de higiene pessoal, utilização de águas tratadas e sanitas devidamente limpas e desinfectadas.
A existência de um dia programado para a consciencialização sanitária não é, deste modo, algo descabido. Trata-se de uma realidade bastante incómoda mas que consiste num problema gravíssimo. Impera, então, que exista esta consciencialização à escala mundial de forma a que casos destes sejam denunciados, ajudados e ultrapassados.
Sensibilizado com estes dados? Siga os desenvolvimentos desta causa através das redes sociais Facebook e Twitter, com a hashtag #Toilets4All,
Sem comentários:
Enviar um comentário